Entrevista
Entrevistado: Julliano Anibal, 30 anos Engenheiro Mecânico formado pela Universidade São Judas, residente na região de Osasco-SP, atualmente trabalha na empresa DEMATIC ( voltada para área de Automação Industrial e Logística ) 1º O que o levou a escolher Engenharia Mecânica?
Sou filho de engenheiro mecânico e tive o incentivo da família para seguir para esta área. Sempre fui curioso: desde pequeno via meu pai fazer trabalhos manuais em casa (desde desmontar eletrodomésticos com problema a construir um aeromodelo) e acabei aprendendo com ele, o que acabou de alguma forma fazendo com que eu desenvolvesse interesse por assuntos técnicos.
2º O que faz um Engenheiro Mecânico? Desenvolvimento de produto, criar novos componentes, teste e validação, desenvolve e seleciona processos de fabricação (uma nova peça deve ser fabricada de que forma: fundido, usinado, soldado, gerenciar o desenvolvimento de um novo produto (comandar o trabalho de uma equipe),Manutenção, planejamento, execução, propõe melhorias, escolhe ferramentas para inspeção (ultra- som, análise de vibração, emissão de radiação), é também um estimador de custos.
3º Onde esse profissional pode atuar?
Em indústrias de diversas áreas: indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos, entre outras), em indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos, entre outras), em indústrias de máquinas, equipamentos e veículos, bem como, em empresas prestadoras de serviços e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também poderá atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
4º O que você aconselharia para quem já está cursando Engenharia?
Estude inglês Estude alemão
Saiba trabalhar com Excel. Busque um estágio: 99% dos profissionais que conheço começaram estagiando.
5º Qual é a sua visão do mercado de trabalho para os engenheiros