imunobiologia
Fellype de Bulhões Ojeda – MedUFF211
Professora Luciana
Imunidade Inata
Inata-> menos específica
Presente ao nascet
Não muda a intensidade do seu sinal com a exposição ao antígeno (não muda sua resposta)
Adquirida-> mais específica
Células proliferam a partir da exposição ao antígeno
Aumenta a intensidade (da resposta, do sinal) com a exposição ao antígeno
Linfócitos B e T -> típicos da imunidade adquirida, porém já nascemos com eles só que eles permanecem inativos até o com contato com o antígeno. Ao entra em contato com o antígeno, essas células se ativam e se proliferam (produzem clones)= expansão/proliferação clonal.
OBS: é errado dizer que imunidade inata é inespecífica. Ela é apenas menos específica que a adquirida.
Receptores da Imunidade Inata X Adquirida
Inata: PRR – receptores de reconhecimento padrão -> reconhecem padrão moleculares associados ao patógeno (PAMBs) Ex: LPS (presente em bactéria), manose, metioninca.
Adaptativa: receptores com regiões variáveis na sua extremidade, permitindo reconhecer maior variedade de antígenos, portanto é mais específico. BcR: célula B, TcR: célula T
*O sistema imunológico não serve apenas para a defesa, mas também para manter a homeostasia. Foi criado para manter a homeostasia, a defesa é consequência.
A medula óssea produz linfócitos B diferentes todos os dias -> maior variabilidade (consegue reconhecer mais tipos de antígenos)
O timo é grande quando nascemos e diminui ao longo da vida. As células T proveniente deles se mantém no corpo e fazem outras por expansão clonal.
Imunidade Inata possui a mesma quantidade e mesmo tipo de células por toda a vida. O idoso não possui sistema imunológico melhor pois não consegue repor a quantidade de linfócitos.
*Importante: Possuimos dois tipos de linfócitos B -> Tipo B1 e tipo B2. Eles possuem receptores diferentes, portanto reconhecem antígenos diferentes.
Receptores Toll-like e seus ligantes
11 tipos de receptores
A ausência desses