Sociologia
História do Cristianismo III
Prof. Wanderley Pereira da Rosa
MARIO CEZAR SILVA SOARES
Convalidação Turma 15
A história não só da América e África mais como de vários povos, se deu a partir de uma “colonização” não só da terra mais como uma dominação de toda a estrutura social, religiosa e forma de pensar dos povos colonizados.
Muitos destes povos possuíam uma cultura própria e vivia de acordo com seus costumes, até o inicio da expansão europeia, que teve grande procura mercantil, mais que também causou estragos tanto na cultura como na religião. Isso se dava sempre pelo fato de considerar as demais religiões demoníacas. Isso levou ao um grande extermínio destes povos, sempre com a desculpa de que era uma forma de se cumprir a vontade de Deus.
Embora aconteça em menor escala, a dominação religiosa e cultural está viva em nossa sociedade ainda hoje, usamos muitas vezes das mesmas ferramentas que se usou no passado, lógico que de uma forma mais moderna e em maior capacidade de alcance, e com resultado ainda maiores. Isso se dá de todas as formas, das mais simples como oferecer ao publico aquilo que eles precisam ouvir e não o que a Bíblia diz, ou outras ferramentas que vemos todos os dias sendo usadas com a desculpa de beneficiar o crescimento da igreja.
Da mesma forma se dá as teologias que foram surgindo ao longo do tempo, cada uma procurando atender e justificar seu interesse e também a forma de dominar aqueles que buscavam e buscam solucionar seus problemas e expectativas. Isso não é diferente hoje, onde a cada dia surge uma nova teoria buscando suavizar o sofrimento do povo, principalmente da classe social menos favorecida tanto nas condições sociais como nas condições culturais.
Nosso desafio hoje é fazer uma teologia onde consigamos cumprir e seguir aquilo que dizemos ser nosso manual de instruções para os “crentes” não precisaremos