Imuno
Coloração de Giemsa – May-Grunwald
Observação das células do sangue
Bernardo Roquete Cardoso de Meneses
Belo Horizonte
Abril - 2014
1. Qual o Tipo celular predominante na lâmina?
O tipo celular predominante são as hemácias, células vermelhas.
2. Considerando-se apenas as células do sistema imune, qual o tipo celular predominante na lamina?
O tipo celular predominante do sistema imune são os neutrófilos. Os neutrófilos compreendem mais de 95 % dos granulócitos circulantes.
3. Em situações fisiológicas, em qual ou quais tecidos esta célula é encontrada?
Os neutrófilos são a maioria dos leucócitos do sangue e se desenvolvem a partir dos mesmos precursores precoces como monócitos e macrófagos. Os neutrófilos migram para tecidos, especialmente nos locais de inflamação, no entanto, neutrófilos são células de curta duração que fagocitam material, destruí-la, e, em seguida, morrem.
4. Através de quais mecanismos esta célula promove retirada de antígenos?
Agentes quimiotácticos que atraem neutrófilos para o local da infecção incluem: fragmentos de proteína liberada quando o complemento é ativado (por exemplo, C5a); fatores decorrentes dos sistemas fibrinolítico e cininas ; os produtos de outros leucócitos e plaquetas ; e os produtos de determinadas bactérias .
Os neutrófilos têm um grande arsenal de enzimas e proteínas antimicrobianas armazenados em dois tipos principais de grânulo : o primário ( azurófilos ) grânulos são lisossomos contendo hidrolases ácidas , mieloperoxidase e muramidase ( lisozima ); eles também contêm as proteínas antimicrobianas incluindo defensinas , seprocidins , catelicidinas e permeabilidade bacteriana induzindo proteínas ( BPI ); os grânulos secundários (específico para os neutrófilos ) contêm lactoferrina e lisozima
Durante a fagocitose dos lisossomos que contêm as proteínas antimicrobianas funde com vacúolos contendo os antígenos, fagossomos,