Imunização Hepatite A e B
O que é a vacina para hepatite A
A vacina imuniza contra o vírus VHA, causador da hepatite. Ele é usado inativo, ou seja, com pedaços mortos do vírus, portanto normalmente não apresenta contraindicações e é considerada opcional, ou seja, não consta como obrigatória no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
Variações
A imunização contra hepatite A pode ser feita através da vacina para hepatite A e B, disponível apenas na rede privada de saúde.
Doenças que a vacina para hepatite A previne
A hepatite A é a inflamação (irritação e inchaço) do fígado causada pelo vírus da hepatite A. Os sintomas começam entre 2 e 6 semanas após a exposição ao vírus da hepatite A. Eles são geralmente leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos. Os mais comuns são: urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas e vômitos, fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (também conhecida como icterícia).
A contaminação se dá ao: comer ou beber água contaminada por fezes que contenham o vírus da hepatite A (frutas, verduras, frutos do mar, gelo e água são fontes comuns do vírus da hepatite A), manter contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa que tenha hepatite A, quando uma pessoa contaminada não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos, participação de práticas sexuais que envolvam contato oral-anal.
Indicações
Normalmente essa vacina é indicada para crianças no segundo ano de vida. A vacina é dada pelo Ministério da Saúde com indicação médica nas seguintes situações: pessoas com doenças hepáticas crônicas; portadores crônicos de hepatites B ou C; problemas de coagulação; crianças com menos de 13 anos com HIV; adultos portadores de HIV e das hepatites B ou C; doenças genéticas ou trissomias, como a Síndrome de Down; pessoas com fibrose cística; candidatos a transplante de órgão; transplantados e doadores de órgão ou de medula óssea; pessoas