Resenha - A Morte de Ivan Ilitch
TOLSTÓI, Leon. A morte de Ivan Llitch e senhores e servos. Editora 34.
2 – Biografia
Leon Tolstói foi escritor russo, nasceu em Iasnaia Poliana, Rússia, no dia 28 de agosto de 1828. Filho de Nicolau Tolstói, sua origem ilustre, remota à princesa Maria Nicolaievna. Com nove anos ficou órfão e foi educado por preceptores particulares. Em 1841, muda-se para Kazan e em 1844, ingressa na universidade. Dedica-se aos estudos orientais e depois às ciências jurídicas. Entusiasma-se com o luxo e as frivolidades da capital, ocupa-se dos servos, procura oferecer-lhes melhores condições. Duvida das próprias certezas e sente as contradições dos dois mundos em que vive. Ao completar 23 anos, entra para o Exército, ao mesmo tempo em que publica os capítulos da autobiografia "Infância", na revista O Contemporâneo, de São Petersburgo. Um ano depois eclode a Guerra da Crimeia entre russos e turcos.
Leon Tolstói volta para São Petersburgo, em 1855, descrente da guerra, após a derrota das tropas russas. A vida na corte o decepcionou administrar suas propriedades não o satisfazia e a vida militar o repugnava. Em 1857, troca a carreira de oficial pelas letras. Inicia uma série de viagens pela Europa, onde observa as novas experiências em matéria de educação. Tolstói foi o precursor das ideias revolucionárias que conturbariam a Rússia no século seguinte.
Em 1862 casa-se com Sofia Andreievna. Sofia não aceita as ideias do marido sobre a educação dos filhos, nem a dedicação à escola. Tolstói escreve "Anna Karina", outro grande sucesso. A morte sucessiva de três filhos, e de uma tia, abala a vida do escritor. Nos trens e nas estações por que passava, Tolstoi era reconhecido por todos, porém, devido a sua preferência em viajar em vagões de terceira classe, onde havia frio e fumaça, o já debilitado escritor contraiu uma pneumonia, que foi agravando rapidamente. No dia 20 de novembro de 1910, o velho escritor morreu durante a fuga, de pneumonia, na estação