Hepatite
Nome técnico do Grego. hépar, hépatos, fígado, --- ite = inflamação.
Classificação do vírus causador :
Hepatite A: Picornavirus
Hepatite B: Hepadnavirus
Hepatite C: Hepacivirus
Hepatite D: Hepatitis delta virus
Hepatite E: Hepevirus
Hepatite F: Togavirus
Hepatite G: GB vírus C
Se o vírus é de DNA ou RNA
Hepatite A: RNA
Hepatite B: DNA
Hepatite C: RNA
Hepatite D: RNA
Hepatite E: RNA
Hepatite F: RNA
Hepatite G: RNA
Forma de contágio
Existem importantes diferenças entre a maneira de se pegar cada tipo de hepatite. São estas diferenças que mostram como podemos previnir que a doença se espalhe.
A hepatite A é mais freqüente na infância. É transmitida de pessoa para pessoa. O vírus está nas fezes , portanto a higiene após o uso do banheiro é imprescindível. Também pode se transmitir através dos alimentos. Por estes motivos é fácil de entender como os berçários e creches são mais vulneráveis a este vírus.
A hepatite B pode se disseminar de várias maneiras, mas dificilmente será através de alimento contaminado. O foco primário de infecção é através de transfusão sangüínea ou contato com secreções do corpo. Quase todas as secreções humanas tem o vírus da hepatite. O uso de drogas injetáveis com a mesma seringa, tatuagens ou piercings sem material esterelizado também pode ser uma via de transmissão. Transmissão sexual também é possível . Mães infectadas com o vírus B transmitem para os seus bebes. Toda mulher grávida ou com desejo de engravidar deve fazer os testes para hepatite B.
A transmissão da hepatite C é semelhante a hepatite B . A tansmissão sexual é mais rara e a infecção de bebes pelas suas mães ocorre em uma porcentagem bem menor (5%).
Evolução da doença
Considerada a maior pandemia mundial da atualidade. 60 a 80% cronificam em 15-20 anos, evoluindo para cirrose hepática, e 1-2% para hepatocarcinoma. O Brasil é hoje um país que tem portadores