Impresso Hist Ria No Brasil
- Desde muito cedo a Imprensa no Brasil foi censurada, antes mesmo de iniciar. Enquanto muitos países da América já tinham jornais, bibliotecas e universidades, aqui a Coroa Portuguesa não permitia nenhum veículo impresso que não fosse previamente aprovado. Com a vinda da Família Real para o Brasil o jornalismo começou de fato a se estabelecer no país. Se antes os textos eram manuscritos, ilegais e muitas vezes oposicionistas, agora o veículo de imprensa era oficial: através das máquinas tipográficas da Imprensa Régia, a Gazeta do Rio de Janeiro foi publicada em setembro de 1808. Seu conteúdo era estritamente oficial, e a completa dispocição da Nobreza. No mesmo mês, começa a cirular ilegalmente o Correio Braziliense, publicado por Hipólito José da Costa, em Londres. O jornal era mensal e criticava a Coroa e já dividia as notícias em seções, facilitando a leitura do conteúdo. Curiosamente, Dom João VI financiou o Correio para que seu nome não fosse mencionado nas críticas. Apesar de toda a censura sofrida pelo impresso de Hipólito, o jornal é considerado, juntamente com a Gazeta, o primeiro veículo jornalístico do Brasil, ainda que não como território independente.
- O jornal Sentinela da Liberdade teve sua estréia no dia 9 de abril de 1823, saia na quarta-feira, com uma linguagem bastante crítica, que mostrava as falhas no poder.Preso em várias oportunidades por desafiar e denunciar o regime, Cipriano Barata publicava um novo jornal na medida em que mudava de prisão, o jornal recebeu vários complementos em seu nome, de acordo com o lugar que Cipriano estava preso: ''Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernambuco'' foi um deles. O ''Sentinela da Liberdade'' inspirou a criação de dezenas de outros jornais com esse nome no país. Barata foi um dos pioneiros da liberdade de imprensa no país.
- O Catharinense surgiu em meados de 1831, foi o percursos da imprensa do estado de Santa Catarina. Toda sua expansão concedeu-se