Impresionismo
Impressionismo: Paris e a modernidade oferece o contato como um conjunto de obras de mestre como Vincent Van Gogh, Paul Cézanne, Claude Monet, Augusto Renoir, Edouard Manet, Paul Gauguin, Camille Pissaro, Edgard Degas, Henri de Toulouse- Lautrec, entre outros. Oferece também uma oportunidade para pensar sobre um momento importante na formação da sensibilidade moderna e para compreendê-la melhor.
O que foi o impressionismo
Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet. Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou daacademia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
A emergente arte visual do impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos em outrosmeios quais ficaram conhecidos como, música impressionista e literatura