IMPRESSIONISMO
Trabalho apresentado á disciplina de Artes, ministrada pela professora Aline, para obtenção de notas no curso Eja na Escola Eliseu Jorge.
Poá, SP
2014
INTRODUÇÃO
O Impressionismo surgiu na França no século XIX, geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse retratar melhor em suas telas os reflexos e os efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza.
O Impressionismo mostra graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem comtempla suas obras.
O Impressionismo
4.0 O impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento chamada Belle Epoque ou Bela Época em português. O nome do movimento é obra Impressão: nascer do sol (1872), de Claude Monet. Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura . A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver a quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza. Os efeitos ópticos descobertos pela pesquisa fotográfica, sobre a composição de cores e a formação de imagens na retina do observador, influenciaram profundamente as técnicas de pintura dos impressionistas. Eles não mais misturavam as tintas na tela, a fim de obter diferentes cores , mas utilizavam pinceladas de cores puras que uma ao lado da outra, são misturadas pelos olhos do observador , durante processo de formação da imagem.
4.1 Origens (onde surgiu) Na França onde, Edouard Manet não se considerava um impressionista, mas foi em torno dele que se reuniram grande parte dos artistas que viriam a ser chamados de Impressionistas. O