Importância social do advogado
RESUMO
A advocacia é considerada como uma das atividades essenciais para a administração da justiça. Daí a importância do advogado na sociedade, uma vez que ele detém a capacidade de postular os interesses das pessoas em juízo ou fora dele e também de prestar assessoria e consultoria. Surge nesse meio o papel do advogado como negociador, aquele capaz de solucionar conflitos de uma forma mais célere, antes mesmo de se formar um litígio.
PALAVRA-CHAVE: Advogado, Ética, Justiça, Função Social
1- INTRODUÇÃO
No início dos tempos da civilização observamos que os danos causados uns aos outros eram punidos em forma de vingança, exerciam a justiça com as próprias mãos, assim como era pregada a Lei do Talião, Olho por Olho e Dente por Dente.
Com o avanço dos tempos e da civilização houve a proibição de se usar essa forma de punição, até mesmo porque não seria desta forma que se obteria a justiça, então foi criada as indenizações as partes, que de acordo com uma tabela de punição eram apurados os valores a serem pagos a quem foi prejudicado ou lesado de alguma forma.
Com isso começaram a surgir em vários povos e civilizações, normas de conduta e vivência, fazendo com que as vítimas tivessem uma forma de proteção, pois o ser humano era e é dotado de conflitos entre si e caso não houvessem uma coexistência de manutenção pacífica só existiria guerra.
Em várias resoluções de conflitos entre os indivíduos existiam a intervenção de um terceiro que poderíamos identificar como o Estado, pois era necessária uma pessoa neutra para dar o parecer e resolução do problema, e é nesse intermédio que podemos visualizar o aspecto que se insere o Advogado, que com um conhecimento mais profundo nos problemas tem a função de amenizar as discórdias fazendo valer a justiça e ajudando a resolver os conflitos e de apresentar ao órgão julgador tantos elementos quanto forem necessários para que o mesmo possa decidir o problema existente em termos