Importância Ecológica E Econômica Dos Anelídeos E Moluscos.
Anelídeos são animais pluricelulares de corpo mais ou menos cilíndricoe alongado que se apresenta, ao longo de seu eixo maior, que ésubdividido, tanto externa como internamente, em anéis ou metâmeros.Os anelídeos são, desta forma, vermes mais evoluídos que osplatelmintos e nematelmintos, que são ametaméricos. Muito comuns nashortas e terrenos úmidos, as minhocas estão entre os mais conhecidos anelídeos.
Os anelídeos constituem um filo do reino animal que compreende os vermes mais evoluídos. Seu nome deriva do fato de ter o corpo dividido em segmentos ou "anéis", peculiaridade que o aproxima dos artrópodes, também segmentados. As semelhanças entre anelídeos e artrópodes levaram alguns autores a reunir os dois grupos em um único filo, o dos articulados.Existem representantes desses filos que são muito pequenos e outros que podem atingir até 16 metros, como a lula-gigante, que é bastante rara. Outras e outros animais de corpo mole como caramujos, polvos e lulas são classificados como moluscos
Classificação dos Anelídeos reino: Animália ou Metazoasub-reino: Eumetazoafilo: Annelida
Classes dos Anelídeos
1. Oligochaeta2. Polichaeta3. Hirudinea
Habitat e Modo de Vida
A maioria das minhocas (oligoquetos) vive em terra úmida e algumas são dulcícolas. Os poliquetos são vermes marinhos, vivendo enterrados na areia das praias. Os hirudíneos são, principalmente, dulcícolas, existindo espécies marinhas e aquelas que habitam terra úmida. Podem ser de vida livre ou simbiontes (alguns são ectoparasitas hematófagos)
Filogenia
Triblásticos ou triploblásticos
Protostômios
Eucelomados (esquizoceloma)
Simetria bilateral
Metaméricos ou segmentados
Fisiologia
Sistema Tegumentar
Apresentam o corpo revestido por uma epiderme simples ou uniestratificada contendo glândulas mucosas e células sensoriais, recoberta por uma cutícula delgada e muito permeável.
Sustentação e Locomoção
O esqueleto está ausente. A sustentação do corpo é dada pelo celoma, que atua como