Moluscos
A reprodução é exclusivamente sexuada. Na maioria, os sexos são separados, embora existam espécies hermafroditas. A fecundação pode ser interna ou externa. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto, alguns possuindo larva trocófora, similar à dos anelídeos marinhos, indicando que esses animais possuem ancestral em comum.
Importância
Os moluscos representam uma grande variedade de itens alimentares que denominamos frutos-do-mar. Ostras, mexilhões e outras variedades de moluscos são consumidos amplamente em diversos pratos típicos regionais.
Importância Econômica
Alimentar
Os moluscos se constituem em importantes fontes de proteína, a preços acessíveis, principalmente bivalves, cefalópodes e caracóis. Seus estoques são grandes e rapidamente renováveis, muito embora, a exploração comercial dos moluscos no Brasil não seja significativa quando comparada com outros países.
Matéria Prima Industrial
Os moluscos portadores de conchas são aproveitados para uma infinidade de artigos industriais, tais como, fábricas de botões, broches, brincos e artesanatos de madrepérola. As ostras perlíferas produzem as pérolas tão apreciadas no mundo inteiro