Biologia
Novembro 2012
Introdução
O objetivo deste trabalho é explicar a importância ecológica e econômica dos anelídeos e moluscos. Os anelídeos são de suma importância no ambiente, pois se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica. Ao final de sua digestão, liberam adubo orgânico, rico em nutrientes, necessários ao bom desenvolvimento dos vegetais. Os moluscos são animais predominantemente marinhos, embora existam espécies de água doce e terrestre. A maioria é de vida livre podendo viver fixos, enterrados, ou ainda nadando e andando. Há representantes de grande importância econômica, como as ostras, que produzem pérolas, e os mariscos comestíveis. O cultivo de moluscos marinhos é uma atividade que vêm crescendo nas regiões do Brasil de maneira significativa nos últimos anos, principalmente por ser considerada uma boa alternativa econômica.
Desenvolvimento
Anelídeos
Estrutura dos anelídeos
Importância econômica
Favorece maior retenção de água no solo, Podem causar erosão no solo, Servem de alimentos para o homem e outras espécies domesticas, Produzem a lumbrofoebrina que serve no combate da asma, bronquite, reumatismo e anti hipertensivo.
Importância Ecológica
A minhoca é de suma importância, pois por ser detritívora, alimenta-se de detritos ou restos orgânicos de vegetais e animais. Estes, após serem "engolidos", são encaminhados para moela, onde serão triturados e levados ao intestino para digestão.
Eliminadas através do ânus, as fezes da minhoca são ricas em restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras, fertilizando assim o solo. O húmus (matéria orgânica em decomposição) é rico em nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), que são macro-nutrientes necessários às