Anelídios e subsequentes
Trabalho de Biologia
2014
Trabalho de Biologia
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de biologia como parte da avaliação referente ao 4º Bimestre do ano letivo de 2014
Professor:
Linhares
2014
Anelídeos
Morfologia e Fisiologia
O termo Anelídeo (anelo=anel) indica uma das principais características desses animais: a segmentação do corpo (cilíndrico), com repetições desses segmentos (em forma de anel). Esse fenômeno é chamado metameria (meta=sucessão; meros=parte).
Esses animais são triblásticos, celomados e apresentam simetria bilateral. Dentro do celoma, que está dividido por septos em anéis, segmentos ou metâmeros, acompanhando a segmentação externa do corpo, estão os órgãos de reprodução e excreção e um liquido que circula pelo corpo inteiro (passando através de orifícios nos septos)
Revestimento, sustentação e movimentos
A superfície do corpo é revestida por uma epiderme, com uma cutícula externa, e pode apresentar pequenos “pelos” duros(cerdas), feitos de quitina, dando apoio ao animal.
Sob a epiderme aparece a musculatura desenvolvida no sentido circular e longitudinal e auxiliando na locomoção do animal e no momento do alimento ao longo do tubo digestório(movimentos peristálticos). A musculatura de cada segmento pode contrair-se separadamente. Desse modo, a minhoca pode encurtar uma parte do corpo e esticar a outra. As cerdas servem como pontos de apoio na terra, prendendo uma parte do corpo ao solo, enquanto a outro se estica ou encolhe. É dessa forma que a minhoca cava túneis e se desloca por eles com eficiência. A divisão do corpo em anéis dá maior flexibilidade aos movimentos.
A sustentação é dada pelo liquido do celoma, que funciona como um esqueleto hidrostático.
Digestão
Certos anelídeos alimentam-se de detritos vegetais; outros são carnívoros; alguns são parasitas (alimentam-se de sangue e liquido de