Importância do universitário junto a sociedade
É possível afirmar que quando não é possível perceber e conhecer antecipadamente os costumes do grupo onde se insere, o indivíduo que atua em comunidade precisa desenvolver uma arte de tateá-los mediante a observação atenta de olhares sutis de incômodo, explicitação de suas dúvidas e criação de vínculos mais profundos com alguns moradores para que se possa conversar com maior liberdade.
Percebemos a comunidade enquanto espaço onde indivíduos lidam com a realidade em que vivem, respondendo a ela de modos distintos, entendendo-se todos como diferentes, mas que se unem em coletivo para alcançar seus objetivos. É neste contexto que o estudante universitário, quando profissional, irá se encontrar inserido.
* Conhecer a realidade social e sua principal necessidade. * Fornece ao acadêmico a dimensão de sua responsabilidade na transformação social e da importância de sua boa capacitação para se tornar atuante nessa transformação. * A aplicação do conhecimento adquirido na universidade na comunidade, onde a criatividade é estimulada no sentido de superar as dificuldades encontradas. * Amplia e sedimenta a questão da humanização e essa é a questão que não se aprende em uma sala de aula, instiga uma maior responsabilidade social e maior consciência de cidadão. * Enfrentar barreiras impostas pelas pessoas da comunidade e incentiva-las na realização do trabalho, fazendo com que se consiga o resultado esperado.
Fonte: V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22-setembro