Importância do profissional químico na produção do café
O sabor do café é devido à presença de inúmeros constituintes químicos voláteis e não voláteis [...]. Além destes constituintes, há também algumas enzimas que podem agir sobre estes formando compostos capazes de modificar o sabor da bebida.
É de extrema importância que se mantenha um rígido controle de qualidade durante todo processo de produção, um fator que influencia no produto final é a adubação da colheita. Tal adubo é desenvolvido por químicos e contribuem de forma significativa para o restante do processo. A adubação consiste em corrigir deficiências naturais em algum nutriente para o crescimento de plantas ou para repor nutrientes removidos pelas colheitas, a adubação correta aumenta a produtividade agrícola.
Algumas regiões produtoras de café apresentam condições climáticas que favorecem o crescimento microbiano. O controle de doenças foliares como, por exemplo, a ferrugem, favorece o enfolhamento das plantas resultando em um café de melhor qualidade.
Esse controle é feito por métodos químicos, percebe-se então a continua necessidade do profissional químico na produção. É importante salientar que os defensivos agrícolas, normalmente utilizados para o controle das doenças e pragas não alteram a bebida do café.
As características sensoriais da bebida estão baseadas em aroma, acidez, amargor e sabor, para analisa-las, existe a prova do café feita com o produto final, isto é, o café torrado e/ou moído.
Mas procura-se estabelecer um critério não subjetivo para essa prova, procurando determinar por método químicos padrões de compostos “chave” para a determinação da qualidade do café. Para essa qualificação do café para a venda, portanto, algumas análises químicas são feitas, visando caracterizar melhor o produto.
Além disso, o químico também