Importância do folclore na educação infantil
O folclore são as histórias de um povo que passam de geração para geração. Nessas histórias que podem ser mitos e lendas está inserida e refletida a cultura, beleza e sabedoria de uma nação bem como suas tradições. A música folclórica tem, dentre suas finalidades, resgatar as raízes e origens de uma região, portanto tem um valor sócio-histórico-cultural.
Para a educação infantil a música folclórica pode ser utilizada como introdução para uma determinada atividade de ensino-aprendizagem, conectar a criança ao meio ambiente a fim de conhecê-lo melhor, além de inspirar novas produções musicais. Dessa forma, possibilita o conhecimento histórico, ensinamentos de diversas etnias e costumes, desenvolvimento do gosto musical, ritmo, harmonia, criatividade.
Brincadeira folclórica de adulto (também pode ser para crianças)
Nas festas juninas é muito comum a brincadeira do “Pau-de-sebo”: trata-se de um mastro alto, um tronco, coberto com sebo de boi derretido, numa altura de 5m para cima. No topo encontra-se o prêmio, um triângulo de madeira com dinheiro. Numa determinada hora todos tentam atingir o topo.
Outra brincadeira é o jogo de adivinha: “O que é, o que é?” Alguém faz uma pergunta e o outro deve tentar adivinhar. É comum em festas e rodas de amigos como divertimento. Dependendo do grau de dificuldade das perguntas também pode ser feita com crianças.
Dentre as brincadeira folclóricas para criança encontram-se brincadeiras de roda, ciranda, amarelinha, bola de gude, cabra cega, passa anel, cabo de guerra, soltar pipa entre outras.
POR QUE UTILIZAR O FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Um enfoque na musicalização
Com base nos argumentos utilizados por Zanini (2000), percebemos o folclore como representante dos traços fundamentais da continuidade das nações. O folclore aproxima o homem da história do seu povo, da história da sua terra e conseqüentemente, da sua história também. O homem se conhece e reconhece sua