Plano de aula para o ensino médio - folclore brasileiro
a- Estagiário(a): xxxxx b- Instituição: Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto c- Turma: 4º ano A M d- Sala: 66 e- Prof. Regente: f- Horário da Aula: 11:20 as 12:10 2) CONTEÚDO
Folclore brasileiro.
3) OBJETIVOS a) Conhecer alguns elementos do folclore brasileiro. b) Trabalhar a criatividade a partir de música, relacionados ao folclore brasileiro.
4) SÍNTESE DO ASSUNTO
O folclore brasileiro é conhecido por sua riqueza e diversidade. Ele traz nas suas histórias o contexto fantástico dos mitos e lendas, levando ao desconhecido histórias populares, relatando na memória do leitor a formação dos povos e do território brasileiro.
Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo.
O folclore traz a importância da história de todos os povos, não só no Brasil como fora dele, pois é por meio desse conjunto de história que se pode conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente até os dias de hoje, que para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.
Para que as histórias sejam conhecidas e trabalhadas pelos pequenos ingressantes e ingressados nas escolas foi decretado uma lei que surgiu em 1965, no dia 17 de agosto, de que o folclore deve ser ensinado nas escolas, inserido na disciplina de estudos sociais. O número desse decreto é: 56747. Existindo também a lei 5692/71, onde estabelece ser trabalhando com todos os alunos de todas as séries e anos.
A.S. Franchini mostra bem em seu livro “As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro” as mais diversas histórias com as crianças e até mesmo adultas de forma interativa, lúdica e criativa.
A.S. Franchini mostra também histórias em que se tornam viagens pelo fantástico mundo do repertório cultural que são as narrativas orais e folclóricas.
Outro escritor muito conhecido principalmente pelas crianças