importância do comércio exterior
2
Comércio Exterior – Importância Logística
Neste capítulo abordaremos a importância do Comércio Exterior bem como a logística envolvida nas transações internacionais, através do Porto do
Rio de Janeiro - RJ. Apresentaremos para tal um conjunto das determinantes envolvidas nos processos logísticos de internacionalização das empresas face à concorrência, estimulada pelos efeitos da globalização mundial.
A logística pré-disposta a cruzar fronteiras é determinante para o sucesso da conquista de novos mercados e do desenvolvimento da cadeia produtiva das empresas. Tais fatores são imperativos para a quebra de barreiras comerciais em âmbito internacional, trazendo não só o crescimento das empresas, como
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0212628/CA
também do desenvolvimento sócio-econômico para o País.
“As empresas são motivadas a expandir as operações globalizadas a fim de poderem crescer e sobreviver. As operações globalizadas são também facilitadas pelo desenvolvimento de novas tecnologias e capacitações”
(Bowersox & Closs, 2001, p.122).
Segundo Bowersox & Closs (2001, p.122), existem cinco fatores que levam a globalização mundial, ou como ele mesmo descreve, a um mundo sem fronteiras. Esses fatores são apresentados na Figura 1.
Figura 1 - Fatores para Globalização Mundial (Fonte Bowersox & Closs, 2001, p.122)
13
Crescimento Econômico
Diversos são os fatores econômicos que levam uma empresa a se aventurar em uma economia globalizada, tais como: escassez de recursos, capacidade ociosa, concorrência local, sazonalidade, saturação de mercado, etc.
Tais fatores podem ser vencidos com a expansão de mercado, ou seja, transportar os produtos para diferentes regiões geográficas, atravessando inclusive fronteiras para tal finalidade.
A expansão de mercado de imediato compensaria as ociosidades produtivas e os excessos de produção, levando a empresa a desenvolver processos produtivos
e
logísticos
capacitados
a
nível