Arquitetura
Um Sistema Estrutural é definido pelo conjunto de Elementos Estruturais (lajes, vigas, pilares, fundações) que deve ter presente em sua concepção tanto uma visão Técnica (Engenharia) como também uma Expressão Arquitetônica (Arquitetura).
Laje: estruturas laminar, onde duas dimensões são da mesma ordem de grandeza e a terceira acentuadamente de menor dimensão.
As lajes em um Sistema Estrutural estão, na maioria das vezes, apoiadas em vigas, podando também, em certos casos, estarem apoiadas diretamente sobre pilares.
Viga: estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante em relação às outras duas.
As vigas em um Sistema Estrutural podem estar apoiadas diretamente sobre os pilares como também sobre outras vigas.
Pilar: estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante às outras duas.
Os pilares em um Sistema Estrutural estão apoiados nas fundações.
Fundação: estrutura tridimensionalmente monolítica, onde as três dimensões são da mesma ordem de grandeza.
As fundações em um Sistema Estrutural estão apoiadas em estacas ou diretamente sobre o terreno.
Posicionamento dos Elementos Estruturais
O posicionamento dos elementos estruturais (lajes, vigas, pilares, fundações) é dado em função de cada projeto, em consonância com os demais projetos componentes de uma edificação, como por exemplo: projeto arquitetônico, projeto hidráulico, projeto elétrico etc.
Curiosidades para limitar a altura dos edifícios:
Alvenaria: chega-se até 20 pavimentos mas com uma limitação, a espessura das paredes no pavimento térreo que podem chegar até 1,50 metros.
Concreto armado: chega-se até 60 pavimentos com a limitação nas dimensões e na quantidade de pilares no pavimento térreo.
Aço: chega-se até 190 pavimentos com limitações quanto à necessidade de travamento e também, dependendo da eficiência do travamento, limitações devido à possíveis oscilações que possam ocorrer devido ao vento (podendo