Arquitetura
CÁLCULO DAS REAÇÕES EM ESTRUTURAS:
Estrutura é o conjunto de elementos de construção, composto com a finalidade de receber e transmitir esforços. As estruturas planas são classificadas através de sua estaticidade, em 03 tipos: estruturas hipoestáticas, estruturas isostáticas e estruturas hiperestáticas.
Estruturas Hipoestáticas: São estruturas instáveis quanto a sua estaticidade, e possuem o nº de equações superior ao nº de incógnitas. Ex: vigas biapoiadas em apoios móveis.
Estruturas Isostáticas: São as estruturas que possuem o nº de incógnitas iguais ao nº de equações. Ex: vigas biapoiada em apoio fixo e móvel.
Estruturas Hiperestáticas: As equações da estática são insuficientes para determinar as reações nos apoios pois o nº de equações é menor que o nº de incógnitas. Ex: vigas biapoiada em apoios fixos.
1 – Tipos de suportes (ou apoios)
a) Articulação:
(Resiste à uma força em apenas uma direção)
b) Rolete: (Resiste à uma força em apenas uma direção)
c) Pino: (Resiste à uma força que age em qualquer direção)
d) Engastamento: (Resiste à uma força que age em qualquer direção e à um momento)
2 – Tipos de carregamentos
a) Forças concentrada
b) Carga uniforme distribuída
Observação: Para o cálculo das reações de apoio, a carga uniforme distribuída é substituída por uma força concentrada equivalente W igual a área da figura geométrica da carga e que passa pelo seu centróide: W = p . L
c) Carga uniformemente variável
Observação: Para o cálculo das reações de apoio, a carga uniforme variável é substituída por uma força concentrada equivalente W igual a área da figura geométrica da carga e que passa pelo seu centróide: W = (p . L) /2
d) Momento concentrado
3 –