A importancia do modal maritimo para o comercio exterior
Introdução
A logística é parte integrante, senão a principal variável de eficiência para o comércio exterior, no entanto, o quesito transporte é fundamental para o melhor desempenho da logística, ainda mais em um país como o Brasil, líder natural de um continente inteiro e dono de um potencial incalculável em termos de produção.
A principal dificuldade para o comércio exterior é a precariedade no transporte marítimo, tanto interno quanto externo. Infelizmente, Brasil não é rota principal do comércio exterior dentro deste modal.
Os serviços portuários são ineficientes, dificultando as rotas dos navios. O governo federal deve privatizar verdadeiramente os serviços portuários, propiciar concorrência nos terminais privativos, buscar a implementação efetiva do transporte multimodal e buscar desenvolver o transporte de cabotagem. Estas, entre outras medidas, fortaleceriam a integração entre a logística e o comércio exterior.
Conceito
O sistema de transportes e em especial o marítimo é por um lado o reflexo da economia regional/nacional e por outro, um fator que impulsiona o desenvolvimento. Além disso, é um modal indispensável para a circulação das mercadorias e para o aumento da produção e a diminuição dos custos no mercado internacional o transporte marítimo é essencial para que as importações e exportações brasileiras gerem repercussões positivas na macroeconomia e na evolução do capital.
O setor marítimo contribui no processo de internacionalização da economia brasileira e também reflete no aprimoramento da logística e novas ideias organizacionais e operacionais. O sistema de transporte marítimo assegura a articulação inter-regional, os fluxos e as redes no espaço, a intermediação entre o produtor e mercado assim como a satisfação das demandas econômicas, sociais e corporativas.
A dinâmica do transporte de cabotagem potencializa o desenvolvimento econômico, permite o suprimento da cadeia de