Importância das propriedades físicas da água nas atividades aquáticas
1) Qual a importância das propriedades físicas da água e as suas influências no desempenho da natação e da hidroginástica?
São importantes porque caracterizam o exercício no meio líquido. O conhecimento das propriedades físicas da água é indispensável para o professor de atividades aquáticas, pois algumas dela interferem diretamente na prática da atividade e no desempenho do praticante. As que mais causam interferência são:
Densidade - a água tem densidade maior que a densidade do ar, isso deverá ser considerado especialmente quando a atividade acontecerá em águas profundas. Geralmente o corpo humano é capaz de flutuar na água, pelo fato de a densidade corporal humana ser cerca de 0,97 para adolescentes e adultos, e 0,86 para crianças. Porém o nível de tensão corporal pode interferir na densidade do praticante, não permitindo a flutuação. Isso torna importantíssimo que o educador físico esteja ciente destas variações para que não ocorra nenhum tipo de acidente.
Arrasto – outra característica que deve ser observada. Na aula prática que tivemos sobre as atividades aquáticas, experimentamos a situação de nos movermos sobre a incidência da força de arrasto frontal. Com um pouco de arrasto já pudemos notar a dificuldade imposta, mesmo que estivéssemos em uma piscina que nos permitisse tocas os pés no fundo.
Pressão hidrostática – altera as condições cardiovasculares e respiratórias do praticante, portanto é importante que o educador físico esteja atento ao nível de imersão do aluno, pelo fato de maior ou menor pressão hidrostática.
Temperatura – a temperatura da água é importante, pois interfere no desempenho do praticante, a temperatura deverá ser adaptada ao nível da atividade.
Flutuação – é um fator de grande diferencial, pois nas atividades onde o praticante está em flutuação não há impacto nas articulações, quanto maior for o nível de imersão menor será o impacto, porém a