Importância da lógica
Anderson Bächtold
Prof. Marcos Buss
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 0601) – Lógica da Matemática
03/03/09
RESUMO
Lógica, a ciência das formas e das leis do pensamento na qual se exprime a seqüência e exatidão do raciocínio que por sua vez, corresponde ao modo de como as ideias e ou as ações intelectuais se encadeiam e se organizam no cérebro. Com esse saber é inegável que a criação e ou a reflexão de qualquer conhecimento é formalizada pelo raciocínio, e quanto mais desenvolvermos essa capacidade mental, mais eficientes seremos nas respostas às condições que o mundo nos apresenta. E isso é fruto da aprendizagem, gerando nosso crescimento nos em diversos aspectos.
Palavras-chave: Lógica; Pensamento; Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Aprendizagem, processo de aquisição do conhecimento que compreende a ação de instruir-se de qualquer atividade através da própria experiência. Abordar a importância da lógica para a aprendizagem é estampar a “Grandeza Humana”. É um dever de todos os envolvidos. Uma observação importante é que depois de aprimorar a lógica, se maximiza a nossa habilidade para mediar diálogos: seja na comunidade de investigação, para identificar os problemas presentes nos temas debatidos, ou seja, para detectar incoerências, contradições e conclusões apressadas, generalizadas dos erros da nossa fala ou expressões.
Reconhecer e perceber a necessidade e a importância da lógica, para que se dediquem às investigações e atividades propostas, a fim de melhorar o próprio desenvolvimento para a aprendizagem. É conveniente desenvolver um pensamento que se preocupa com o aspecto lógico, é compreender e exercitar principalmente as operações mentais, pois ao mesmo tempo esta educando sua forma de pensar e de estruturar as suas ideias e concepções.
(Rauber et al., 2003), mostra como aprender a definir de forma lógica. Os autores descrevem a importância do