Importância da Liderança nas Empresas
RESUMO
O tema liderança e motivação têm sido muito discutido dentro das organizações como aspecto de maior produtividade. Apenas um bom salário já não atende mais aos anseios dos funcionários, e sim, uma série de atitudes voltada para a valorização e a auto-realização no ambiente de trabalho. A motivação deve estar constantemente em mudança, através dela pode se obter o melhor de cada subordinado, atingindo resultados cada vez mais satisfatórios, agregando valor e fazendo com que a equipe atinja um nível mais elevado de eficiência. Pode-se concluir que o líder contribui fortemente para a motivação dos empregados, mas a vontade de querer mais, de buscar a realização dos sonhos e entusiasmo para dar o melhor de si, vêm de cada um.
Palavras chave: Motivação; Liderança; Resultados.
1 INTRODUÇÃO
O tema motivação no trabalho pode ser considerado como recente, porque antes da Revolução Industrial, utilizavam-se somente as punições, gerando um clima de medo entre os trabalhadores. Eles eram manipulados, tratados como objetos, instruídos sobre como e quando fazer, sem a chance de opinar ou sugerir mudanças no trabalho. Dessa forma a criatividade era totalmente ignorada e somente era levado em consideração o parecer dos “superiores”.
Com a chegada da Revolução Industrial, começou-se a falar em motivação e recompensas para incentivar a produtividade. As pessoas continuavam sendo manipuladas, mas de uma forma diferente. As organizações perceberam que o ser humano no trabalho é mais complexo do que se esperava e passaram a fazer com que os empregados sentissem a sua utilidade e importância, porque apenas bons salários não eram mais suficientes.
Os trabalhadores passaram a exigir participação nas decisões, deixando de ser simples peças. Hoje, o reconhecimento e satisfação das necessidades sociais estão em alta e os funcionários passaram a ser o principal ativo, o capital intelectual das organizações e o