importância da genetica
Agricultura: Aagricultura e a pecuária foram os primeiros setores beneficiados pela genética. Há mais de dez mil anos, muito antes do surgimento dessa ciência, quando o homem passou a praticar o cultivo dealimentos e a criação de animais, ele já selecionava as sementes das melhores plantas para replantio e os animais mais fortes e produtivos para procriação.
Com as técnicas de seleção direcional de plantasmais produtivas e adaptadas, a hibridação por cruzamentos, e, mais recentemente, o advento dos transgênicos, os resultados em termos de produtividade e resistência a pragas, doenças e estressesambientais como seca e frio aumentaram substancialmente.
Medicina: É sabido que a descoberta da genética veio de tempos e que não aconteceu de um dia pro outro, mas que desde então veio aprimorando-secada vez mais. Hoje a genética na medicina desencadeia um papel fascinante tendo em vista a salvação de muitas vidas, pelo simples fato de se poder saber do fundo hereditário em cada caso. A genética éusada para tratar e prevenir cânceres, doenças cardiológicas, doenças psicológicas, doenças ósseas, pelo simples fato de se estudar antepassados com tais doenças desenvolvidas, sendo assim o papel dagenética inclui tal determinação de como poderá ser a saúde de um indivíduo. A genética está presente também na determinação da paternidade, na resolução de algum crime pela medicina criminalística,essa que vem em constante avanço, com novas descobertas.
Indústria: Na área da indústria alimentar, a produção de organismos geneticamente modificados possibilita, como todos sabemos, uma produção emmaior escala e de forma mais rentável a nível econômico, permitindo ainda a produção de alimentos com características selecionadas