A importancia da genetica para a humanidade
A genética é o ramo da biologia que estuda a forma de transmissão de características bio-fisiológicas ao longo das gerações.
Como sabemos, nas últimas décadas temos assistido a um grande avanço científico e tecnológico na área da genética que tem, por isso mesmo, conquistado um lugar de destaque entre as várias disciplinas científicas. Assim, este ramo torna-se cada vez mais importante na sociedade actual, uma vez que origina melhorias a vários níveis e possibilita uma intervenção em várias áreas.
A nível da saúde, a produção de substâncias a partir de ADN recombinante implantado em organismos hospedeiros permite a não utilização dessas mesmas substâncias de origem animal. Um dos casos em que esta situação se tornou mais útil, foi o da insulina administrada a insulino-dependentes que, antes de ser produzida geneticamente, era de origem suína, originando, por este motivo, alguma incompatibilidade e alergias nos doentes.
O diagnóstico genético é também uma técnica bastante importante, uma vez que possibilita a detecção de doenças genéticas antes de estas se manifestarem, permitindo assim o seu eventual tratamento e organização da vida do doente.
Na área da indústria alimentar, a produção de organismos geneticamente modificados possibilita, como todos sabemos, uma produção em maior escala e de forma mais rentável a nível económico, permitindo ainda a produção de alimentos com características seleccionadas.
A nível ambiental assistimos também a grandes avanços, já que a engenharia genética permite a alteração de alguns compostos, de que é exemplo o plástico, de forma a diminuir o seu impacto ambiental. Tornou-se também possível a produção de bactérias geneticamente modificadas que degradam as principais substâncias poluentes da atmosfera, contribuindo assim de forma directa para uma diminuição da poluição da mesma.