Importância da física de radiações nos dias atuais
Tudo começou em 1895 quando o físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen descobriu uma nova espécie de radiação produzida pela descarga elétrica ocorrida em uma ampola de vidro contendo um gás rarefeito (tubo de Crookes). Então Roentgen passou a chamar essa radiação de raios X por não saber qual era sua origem, dessas experiências e de outras teve a conclusão que os raios X assim como a luz visível tinha a propriedade de sensibilizar chapas fotográficas,mas diferente da luz visível tinha a propriedade de penetrar e atravessar objetos, isso levou ao desenvolvimento de fotografias por meio de raios X.
O cientista francês Antoine Henri Becquerel ficou curioso com o surgimento da fluorescência no vidro de ampola porque sabia que certos compostos de urânio brilhavam no escuro com luz visível quando exposto a luz ultravioleta, então em fevereiro de 1896 começou a pesquisar se estes compostos também emitiam raios X quando exposto a ação da luz ultravioleta vinda do sol. Então Becquerel cobriu uma chapa fotográfica com um papel preto e por cima dele colocou uma pequena quantidade de sulfato duplo de uranila e potássio K2(UO2) (SO4)2 , uma substancia fluorescente. Então expôs tudo ao sol por várias horas, e ao revelar a chapa fotográfica pode concluir que aquelas substâncias sobre o papel preto tinham emitido raios, à semelhança dos raios X, atravessaram o papel preto. Isto deixou Becquerel muito satisfeito.
Em outra ocasião Becquerel quis repetir a experiência anterior, mas como o sol as vezes estava coberto as vezes aparecia desistiu de continuar o experimento e guardou todo o conjunto dentro de uma gaveta.Como o sol não apareceu nos dias seguintes,ele resolveu revelar aquela chapa fotográfica. Então Becquerel disse: “O sol não apareceu nos dias seguintes e eu revelei as chapas fotográficas no dia 1º de março, esperando encontrar somente imagens muito fracas, que apareceram, contudo, com grande intensidade”.
Áreas da economia:
Indústria
A maioria das