O AVANÇO HISTÓRICO DA RADIOATIVIDADE E SUA DIDÁTICA ESCOLAR A NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO
O tema escolhido para a discussão foi o avanço histórico da Radioatividade, sua descoberta, os diversos tipos, as evoluções dos controles de risco, ensino desse tema nas escolas e o conhecimento da população em geral sobre a radioatividade.
Objetivo
Sendo aluno de Física Médica, escolhi este tema para aprofundar os conhecimentos no assunto, que é de grande importância para a humanidade, ter uma visão maior dos fatos históricos que resultaram no uso amplo da Radioatividade nas diversas áreas atualmente e se a radioatividade é lecionada nas escolas de Ensino Médio.
Revisão da Literatura
Descoberta dos Raios X
Tudo teve inicio com a descoberta dos raios X, esse fato desencadeou uma gama de descobertas, grandes saltos foram dados à partir dai. Na noite de 8 de novembro de 1895 o físico alemão Wilhelm C. Roentgen desenvolvia estudos com um tudo de raios catódicos, analisando a condutividade de gases. Um fato o intrigou, uma folha de papel com material fluorescente brilhava em meio a uma sala escura.
Roentgen percebeu que algo saía do tubo, o brilho persistiu mesmo quando ele colocou diversos materiais entre o tudo e a folha. Ao colocar a mão entre o tudo e a folha Roentgen ficou surpreso, uma imagem com seus os ossos da sua mão estavam marcados na folha. Como esse fato não era conhecido, ele denominou-os de “raios X”, tendo em vista explicar futuramente esse fenômeno físico.
Em 28 de dezembro de 1895, Roentgen entregou à Sociedade Físico-Médica de Wurzburg, Alemanha, um relatório preliminar da sua descoberta, recebendo o primeiro Nobel de Física, em 1901.
A sociedade médica fica encantada com aquele novo efeito e já visualiza diversos usos para os raios X. Pouco tempo após a descoberta já foram relatados o uso de radiográficas para diagnósticos na Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e outros países.
Descoberta da radioatividade
Antoni H. Becquerel, físico francês, que tinha grande interesse pelas áreas de fosforescência e