Importância da estatística na pesquisa
Médica
Arminda Lucia Siqueira
José Francisco Soares
Introdução
A estatística é hoje a linguagem predominante para a comunicação de resultados e também o instrumento básico para a realização de pesquisas na área saúde.
Et
Etapas de Pesquisa na Área de Saúde
Formulação do problema;
Escolha da unidade de análise (paciente, hospital, turma de uma escola); Escolha dos fatores (hábitos pessoais, história de doença na família etc.) que devem ser incluídos no estudo;
Escolha das variáveis de interesse (estado nutricional, pressão arterial etc.);
Et
Etapas de Pesquisa na Área de Saúde
Determinação de critérios de inclusão e exclusão das unidades de análise; Coleta de dados;
Análise dos resultados e relatório contendo as conclusões, limitações do estudo e possíveis aprimoramentos para pesquisas futuras. Métodos Estatísticos são essenciais no estudo de situações em que as variáveis estão sujeitas a
“variabilidade”;
Mesmo tomando‐se um grupo de pacientes homogêneos pode se observar grande variabilidade, por exemplo, no tempo de sobrevida após um tratamento adequado.
Dosagens de características hematológicas flutuam não só entre seres humanos como também no mesmo indivíduo em épocas diferentes.
O que é Estatística?
Conjunto de métodos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas.
A Estatística hoje consiste em uma metodologia científica para obtenção, organização e análise de dados oriundos das mais variadas áreas das ciências experimentais, cujo objetivo principal é auxiliar a tomada de decisões em situações de incerteza.
Em particular, Bioestatística fornece métodos para se planejar e analisar estudos médicos e biológicos na forma do conhecimento da influência de fatores de risco no aparecimento de doenças.
Conhecimento estatístico necessário para profissionais da área de saúde
É necessário que o profissional da área de saúde tenha
conhecimentos