Resíduos
Introdução
Num planeta onde é cada vez maior a preocupação com o meio ambiente, as atitudes sustentáveis tornaram-se imprescindíveis para todos os setores da economia. Uma das principais causas da degradação do meio ambiente é a disposição inadequada de resíduos, que afeta não só a qualidade de vida da população como provoca a escassez dos recursos naturais. A indústria da construção civil é causadora de enormes impactos ambientais, mesmo num primeiro plano não sendo percebida como tal. Cerca de 40% de na economia mundial (HANSEN,2008) tem a participação da construção civil. No Brasil, desde 2010 esta em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), definindo papeis de cada setor, na preservação do meio ambiente.
Cabe aos municípios definir uma politica municipal para os resíduos da construção civil, incluindo sistemas de ponto de coleta. Aos construtores, cabe a implantação de planos de gerenciamento de resíduos para cada empreendimento. A cidade de Fortaleza já possui desde 2006 um Plano de Gestão de Resíduos da Construção Civil, com definição de quatro áreas para a instalação de áreas de reciclagem. O intuito é trabalhar a educação ambiental, identificar e pensar soluções para os principais decorrentes da produção de resíduos.
A implementação desse sistema é a resposta para as questões de desleixo por falta de compromisso com a imagem das cidades e com a proteção da saúde e do bem estar da população, retratadas pela coleta irregular e improvisada do lixo urbano e seu despejo de forma tosca em locais que são fomentadores de doenças pela contaminação do ar, do solo e das aguas.
O controle e gerenciamento dos resíduos sólidos tem por objetivo minimizar os impactos causados pela construção civil ao meio ambiente. Devem atender as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais. Balizado pela resolução s ao manejo, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (COMANA). Esta descreve ações relativas ao