Ascensão da luta de classes.
AS LUTAS MEDIEVAIS COMO FORMA DE ACENTUAÇÃO DAS RIVALIDADES ATUAIS: UM ESTUDO DE CASO
RIBEIRÃO PRETO
2013
ANDERSON SILVA
AS LUTAS MEDIEVAIS COMO FORMA DE ACENTUAÇÃO DAS RIVALIDADES ATUAIS: UM ESTUDO DE CASO
Trabalho de Conclusão da disciplina de Sociologia, do 2º EM A, apresentado no Colégio Adventista de Ribeirão Preto – CARPRE, como substituição da Avaliação Mensal.
Orientadora: Prof. Eliton Almeida da Silva
RIBEIRÃO PRETO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
RESENHA DO LIVRO 4
1.1 Sub-capítulo 4
1.2 Sub-capítulo 4
ANÁLISE CRÍTICA 38
CONSIDERAÇÕES FINAIS 63
referências 67
ANEXOS ........... 73
ANEXO A – Mapa: O mundo da Antiguidade Tardia 74
INTRODUÇÃO
No seio do Império Romano, a chegada do século quarto veio acompanhada de mudanças que seriam sentidas por todo o mundo ocidental, e mesmo em grande parte do Oriente. Muito embora tais mudanças não tenham se restringido ao campo religioso é o cristianismo que irá, ao longo dos séculos, ser considerado fator determinante dessas transformações do Império Romano da Antiguidade Tardia. Sob o governo do Imperador Constantino (governou de 306-337 d.C., reinando sozinho de 324-337 d.C.) o cristianismo poderá contar com as condições necessárias ao desenvolvimento e expansão, que seguirão ascendentes ao menos até princípios da Idade Moderna.
Para nos aprofundarmos nesta questão, podemos nos apropriar das conclusões de Stuart Hall, que destaca a existência de três tipos de identidade, baseadas nos seguintes sujeitos: o sujeito do Iluminismo, o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno. Segundo Hall, a identidade do sujeito pós-moderno seria definida historicamente e não biologicamente, como se propôs anteriormente (HALL, 2006, p. 10-13). Em suas palavras:
Dentro de nós há identidades contraditórias, empurrando em diferentes direções, de tal modo que nossas identificações estão sendo continuamente deslocadas [...]. A identidade plenamente unificada,