Importância da cultura no comportamento humano
Realizado por:
Índice
Introdução 3
O que é a cultura? 3
A cultura como factor humanizador 5
Processos de socialização 7
Socialização primária e secundária 8
Diversidade cultural 9
Conclusão 11
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Psicologia com o intuito de percebermos qual a importância da cultura no comportamento humano. Assim, sendo a cultura um elemento fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho, vemo-nos na obrigação de explorar este conceito de maneira a que as ideias transmitidas ao longo do mesmo não sejam erradas. Portanto, numa forma muito vaga a cultura é o produto do pensamento do Homem. Daí não existir uma cultura, mas sim várias culturas. Para uma melhor compreensão destas ideias, recorremos a vários exemplos, alguns por nós inventados, que se encontram ilustrados ao longo dos subtemas.
O que é a cultura? Segundo Edward B Taylor a cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Posto isto, devemos sublinhar que a cultura é algo que vamos adquirindo e que não nasce connosco. Assim, não é de estranhar que de acordo com as regiões em que nos encontramos os nossos hábitos e costumes sejam diferentes. Portanto, a transmissão cultural é um processo de socialização na qual estamos dependentes de outros para nos instruírem e educarem. Pois, atitudes básicas como falar também são elementos que fazem parte da cultura.
Fig.1- Cultura
A cultura como factor humanizador
A postura permanentemente erecta, o uso das mãos e a linguagem são os factores que mais nos diferenciam dos restantes animais.
O uso da linguagem permitiu aos indivíduos comunicarem entre si, transmitindo informações que, com o tempo, deram origem à cultura.
A cultura