Plano de negócio
1.1.2 - Base conceitual
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo. Esta publicação tem como finalidade indicar os principais passos para a implantação de um sistema de coleta, de forma simples e objetiva.
1.1.3 – Questões de novas Idéias
a) Qual mercado ela atende?
Recicláveis
b) Qual retorno econômico que ela proporcionará?
R: Aberta em 2000, a empresa opera numa área de 10 mil m2 cedida pela Prefeitura de Jundiaí. Embora a coleta seletiva de lixo seja isenta de ICMS, o Armazém ainda precisa de subsídios para sobreviver. 'Da nossa receita mensal, 60% vem da Prefeitura e 40% da venda de materiais. A intenção é reduzir essa dependência a zero, ampliando o volume de coleta e agregando valor ao negócio', diz Rocca, que trabalhou 12 anos na Cetesb. Por agregar valor entenda-se moer, lavar e secar alguns materiais na própria empresa. Com 87 funcionários e 7,2 mil toneladas de lixo seletivo coletados em 2002, o Armazém da Natureza encerrou o ano com faturamento de R$ 1,5 milhão.
c) Quais são as vantagens competitivas que trará ao negócio?
Vários segmentos de uma comunidade podem participar do programa de coleta seletiva. Cada um fazendo uma parte e se beneficiando dos resultados podem participar do programa de coleta seletiva.
Cada um fazendo uma parte e se beneficiando dos resultados. Exemplo disso é a parceria entre as unidades produtoras de lixo e gestoras da coleta seletiva (condomínios, escolas, empresas, etc.) e as cooperativas ou associações que receberão os materiais selecionados e que muitas vezes podem se encarregar da retirada dos mesmos.
d) Qual é a equipe que transformará