Trabalho academico
Módulo 1 - O fenômeno ser humano uma espécie diferente
A Antropologia Social é uma das ciências da sociedade, voltada à compreensão do comportamento humano orientado pela cultura. Você vai encontrar textos que apresentam conceitos fundamentais para essa abordagem e permitem discutir e compreender, como a cultura modela cada uma das nossas ações e até mesmo pensamentos.
Aprofundar esse conhecimento do conceito de cultura permite compreender a nossa vida em sociedade, como uma fonte inesgotável de mudanças que podem ser orientadas de acordo com objetivos pessoais e de grupos. Conhecer o comportamento humano da perspectiva da cultura, possibilita -nos a análise de muitas situações de uma perspectiva enriquecida pela diversidade. Capacidade comunicativa, trabalho em equipe e desenvoltura social são habilidades que podem ser desenvolvidas conforme ampliamos a compreensão sobre a cultura.
Você terá a oportunidade de entrar em contato com conceitos da Antropologia, como: socialização, diversidade cultural, etnocentrismo, relativismo cultural, identidade cultural, reciprocidade, e perceber como eles se aplicam à nossa vida cotidiana e ao mundo do trabalho e das relações interpessoais.
Ao iniciar com o conhecimento sobre as origens humanas e o surgimento da cultura, chegaremos a destaques atuais como a Globalização e as relações entre diferentes povos.
Objetivos gerais
A Antropologia é uma ciência que possibilita o desenvolvimento de muitas habilidades profissionais e pessoais. Por seus conceitos e estendendo-os a compreender a vida cotidiana, é possível:
• Um enriquecimento social, cultural, afetivo e cognitivo do estudante;
• Comparar, contrastar e desenvolver temáticas ou perspectivas presentes em outras áreas do conhecimento de sua formação específica;
• A integração e o aproveitamento de saberes, tradições e experiências dos vários membros componentes das comunidades de seu trabalho,