importância da comunicação
Quantas vezes ficamos sabendo informações das empresas em que trabalhamos pelos jornais e revistas e nenhum comunicado interno nos foi enviado pela empresa? Se também já passou pelo mesmo, entenda o porquê da importância da comunicação em uma organização.
Priscyla Caldas, 8 de setembro de 2010
Quantas pessoas já encontraram informações sobre as empresas que trabalham nos jornais, revistas, televisão, ou até mesmo ouviram conversas pelos corredores, e foram "os últimos a saber"?
Situações como estas ocorrem quando a empresa não tem qualquer tipo de preocupação com sua comunicação interna. Mesmo hoje, vivendo em um mundo globalizado, de avanços tecnológicos, de maior facilidade de acesso ao conhecimento, de comunicação "on line", esta infelizmente ainda é a realidade da grande maioria das empresas.
Existe uma grande diferença entre as teorias apresentadas nas obras de referência, e o cotidiano das empresas, onde o clima organizacional é apresentado como harmonioso, um contexto em que todos sabem o que acontece, a diretoria conversa diretamente com seus subordinados, não há ruídos, nem conflitos. Este pode ser o modelo perfeito, e é, mas são poucos os gestores que veem a comunicação como peça fundamental para sobrevivência da organização em um mercado tão competitivo. A maioria está focada em números, vendas, lucratividade, e não dá a devida atenção à comunicação existente, nem está focado naqueles que fazem com que aqueles números sejam crescentes e positivos: os colaboradores.
Uma empresa pode alcançar o diferencial competitivo quando focar seus esforços na comunicação estabelecida com seus colaboradores, e conseguir estimular a motivação destes ao fazer com que se sintam importantes, se sintam partes do processo.
A importância de desenvolver uma comunicação estratégica eficaz com a equipe é baseada no fato que a imagem construída por eles da organização, é refletida para o público externo.