Importância da Cadeia de Frio na Segurança Alimentar de Produtos Congelados e Refrigerados
Etapas como a armazenagem e transporte de produtos alimentares vão ser abordados, analisados e desenvolvidos, assim como a conservação dos géneros alimentícios pelo frio e seu grau de importância para a segurança dos mesmos, sendo que é muito importante que estas etapas não sejam negligenciadas, que a cadeia de frio nunca seja quebrada desde o seu início até à chegada dos produtos aos frigoríficos dos consumidores.
Segundo PINTO, J., & NEVES, R. (2010), a armazenagem de alimentos tem de ser em locais que possuam condições que visam inibir a velocidade de decomposição dos alimentos, sendo que essas condições passam por ser asseguradas por aplicação de temperatura e humidade adequadas a cada tipo específico de alimento e utilizar sempre o FIFO (Frist In Frist Out) de modo a não existir um elevado risco de degradação, quer da embalagem quer do produto.
Na etapa de armazenagem, os produtos alimentares não podem nem devem ser expostos a riscos de contaminação quer por elementos físicos, químicos ou biológicos, sendo de notar a importância da utilização de uma temperatura adequada na armazenagem de acordo com o tipo de alimento sujeito à armazenagem.
Segundo PINTO, J., & NEVES, R. (2010), existem princípios básicos de armazenagem que devem ser cumpridos e que são comuns a todos os alimentos, ou seja princípios como as boas práticas de higiene na área de armazenagem dos alimentos, e utilização de material adequado que em contacto directo ou indirecto com os alimentos, não proporcionem perigo para a segurança alimentar dos mesmos.
É imprescindível que todas as áreas da zona de armazenamento se encontrem limpas e ordenadas. Nenhum produto alimentar deve estar em contacto directo com o chão e paredes, mas sim deve