Importância da auditoria e contabilidade pública nos atos da administração pública
Com a CF/88, a administração pública passou por diversas transformações, onde o modelo burocrático migrou-se para um modelo gerencial, alterados com o fim de buscar resultados que agreguem maior valor aos serviços destinados a todos os cidadãos, onde não basta administrar baseado na legalidade, mas sim, alcançar o melhor resultado com o mínimo de recurso possível.
Ainda, com previsão constitucional, temos a participação popular na gestão da coisa pública, muito embora, para que seja amplamente concretizado esse poder de participação popular é necessário que a Administração Pública atue de forma transparente, com responsabilidade, moralidade, e impessoalidade, sendo todos esses apontados como princípios inerentes aos atos de gestão pública.
Não obstante a previsão na legislação brasileira, onde há diversas formas de fiscalização dos atos de gestão pública, percebe-se na trajetória brasileira um grande esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e má aplicação dos recursos.
Acerca da corrupção, temos que:
A corrupção tem como efeito tornar inalcançáveis os serviços públicos básicos para aqueles mais necessitados, ao desviar os recursos a eles destinados, inviabilizando a satisfação de necessidades fundamentais como a alimentação, a saúde e a educação. Consequentemente, estimula a segregação social e fomenta a iniqüidade e a injustiça. É, portanto, um obstáculo intransponível para garantir a estabilidade política e o desenvolvimento social e econômico de um país (AGUIAR, 2005, p. 18).