Importação
FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR-IMPORTAÇÃO
SBCampo, Novembro de 2009
Processo de Importação
1. Início do Processo de Importação
O Processo de Importação se inicia com a necessidade de compra internacional. Por motivos de demanda interna ou produção, a necessidade é identificada e passada ao departamento de Compras. Este identificará o melhor fornecedor com melhor preço e rota logística para trazer a mercadoria necessária no tempo correto.
No caso em questão, a empresa, MANTAS E COBERTORES CASTELLO, é uma distribuidora de cobertores, que são importados de um fornecedor do Uruguai, cujo nome é GRUPO TEXSUR, fabricante do produto acabado.
A via de transporte será aérea, e o incoterm utilizado será CIF, onde todas as despesas, inclusive seguro e frete, até a chegada da mercadoria no aeroporto de destino designado correm por conta do vendedor.
O aeroporto de embarque será em Montevidéu (Aeropuerto Internacional de Carrasco) e o porto de desembarque será o aeroporto Guarulhos em São Paulo.
2. Licenciamento de Importação
O departamento de compras verifica a disponibilidade do produto com o fornecedor e a data estimada de embarque, e passa essas informações à Importação. A Importação solicita uma fatura pro forma, a fim de verificar se as informações correspondem com o negociado no pedido de compras, e verifica também no Tratamento Administrativo se o produto necessita de licença de importação prévia através do seu NCM.
Além disso, a partir do país de origem, é importante verificar se existe algum acordo comercial que beneficie o país importador. Neste caso, o país de origem é Uruguai, que está no Mercosul juntamente com o Brasil. E, para que haja o benefício fiscal, deverá ser apresentado a Receita Federal um Certificado de Origem comprovando que os produtos foram fabricados no Uruguai,