Importantes
A Contração muscular esquelética é a base do movimento humano, todos se locomovem, transportam objetivos naturalmente sem pensar como é possível isso acontecer. Vamos entender então como o músculo se contrai para que o corpo humano possa locomover-se de maneira eficiente, gastando o mínimo de energia possivel.
Para que ocorra movimento e necessário que haja um estimulo motor vindo do cérebro, algum fato externo induz o cérebro a mandar um estimulo elétrico pela da medula espinhal, através dos axônios chegando até o músculo que vai se mover ou movimentar algum objeto.
Este impulso elétrico chega na fibra muscular até a placa motora, na placa motora existem invaginações denominadas fendas sinápticas por onde vai penetrar a acetilcolina, substância secretada pelas terminações nervosas do axônio. A acetilcolina estimula a abertura dos canais de cálcio que tem como objetivo principal de levar para dentro da célula a acetilcolina.
Os estímulos nervosos devem penetrar profundamente na célula das fibras musculares para que todas as fibras recebam o estimulo por igual e o músculo se contraria com maior eficiência. Isso acontece graças a existências dos túbulos transversos que atravessam toda extensão da fibra muscular levando os ions cálcio que foram liberados pelo retículo sarcoplasmático até as miofibrilas mais profundas fazendo com que as miofibrilas profundas recebam o mesmo estimulo das fibras musculares das extremidades.
Os ions cálcio que foram liberados pelo retículo sarcoplasmático entram na célula da fibra muscular pelos túbulos transversos e se ligam a uma proteína localizada no filamento de actina, chamada troponina. A troponina tem como função principal bloquear os sítios ativos da tropomiosina . Com a entrada de cálcio e ligação na troponina vai haver a liberação dos sítios ativos da tropomiosina que esta localizada na actina então a cabeça da miosina vai poder se ligar a actina e fazer com que as pontes cruzadas