Monografia Painéis Solares
Dado o atual panorama mundial faz-se cada vez mais necessário o estudo, a aplicação e a disseminação das mais diversas fontes alternativas de energia, uma vez que inúmeros setores da sociedade clamam por soluções e tecnologias limpas e que se enquadrem dentro do que é entendido como desenvolvimento sustentável.
Este trabalho tem, portanto, a finalidade de discutir diferentes e amplos aspectos da energia solar, desde princípios teóricos e aplicações, até a importância estratégica que esta forma de geração de energia exerce no mundo atual.
2. Introdução
Energia renovável é o tipo de energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva e calor. A energia solar é o nome dado a qualquer tipo de captação de energia luminosa e energia térmica proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.
No seu movimento ao redor do Sol, a Terra recebe 1.410 Watts por metro quadrado de energia. Dessa quantidade, aproximadamente 19% é absorvida pela atmosfera e 35% é refletida pelas nuvens. [1] A Terra recebe 174 petawatts (GTWatt) de radiação solar (insolação) na zona superior da atmosfera. O total de energia solar absorvida pela atmosfera terrestre, oceanos e as massas de terra é de aproximadamente 3.850.000 exajoules (EJ) por ano. [1] A energia solar pode ser aproveitada em diferentes níveis em todo o mundo. Consoante a localização geográfica, quanto mais perto do equador, mais energia solar pode ser potencialmente captada.[2]
A exploração intensa das reservas esgotáveis de combustíveis fósseis e os danos causados ao meio ambiente apresentam um cenário preocupante para o próximo século. Nesse contexto assume crucial importância a busca de fontes alternativas de energias renováveis e não poluentes, como a solar e a eólica. Vários países investem nas aplicações da energia solar, analisando desde as