gestão ambiental como diferencial para as empresas
RESUMO
A gestão ambiental não é um conceito novo nem mesmo uma necessidade nova. O homem sempre teve de interagir responsavelmente com o meio ambiente. O processo de globalização das relações econômicas impulsionou o comprometimento das empresas com a questão ambiental, atingindo principalmente aquelas inseridas no mercado internacional, essas empresas estão influenciando o entorno de fornecedores e começam a explorar o diferencial ambiental também no mercado interno, o que está impulsionando a adoção do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Com isso, este artigo tem como objetivo demonstrar que as empresas que adotam uma postura ambiental mais avançada podem, além de assumir as suas responsabilidades éticas com a sociedade, ainda obter vantagens competitivas, tornando-se capazes de atingir até mercados aparentemente mais distantes, trata também da importância da certificação e da implantação de todo o SGA e a certificação perante a ISO 14001.
Palavras Chaves: Gestão Ambiental, Competitividade, ISO 14000.
INTRODUÇÃO
Até a década de 1960 os problemas ambientais eram um tema restrito a um pequeno grupo de ecologistas, pois eram preocupações consideradas próprias de visionários e idealistas, que não faziam parte dos problemas concretos da sociedade. No inicio existia apenas uma percepção dos efeitos ambientais localizados de determinadas atividades, mas atualmente praticamente toda a humanidade reconhece a gravidade da crise ambiental, que alcançou uma escala planetária, decorrente não de ações irresponsáveis de alguns, mas reflexo do modelo de desenvolvimento.
Na visão de SOUZA (2000), a gestão ambiental pode ser definida como o conjunto de premissas que buscam conciliar o desenvolvimento e a qualidade ambiental, através do estudo e acompanhamento da capacidade suporte do ambiente e das necessidades estipuladas pela sociedade como “imprescindíveis” à sua sobrevivência. Para tal, torna-se