Contábeis
Raquel Luíz de Souza
CONTABILIDADE AMBIENTAL, UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
SÃO PAULO
2010
Jaimara de Souza Santos - 908107969
Raquel Luíz de Souza - 906104325
CONTABILIDADE AMBIENTAL, UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
Monografia de TC apresentada como exigência para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, ao Universidade Nove de Julho – UNINOVE, sob a orientação do Prof. Edilberto Ponce Braconi.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
SÃO PAULO
2010
PROJETO DE PESQUISA
1. INTRODUÇÃO
Atualmente nas empresas, busca-se a maximizar seus resultados e a minimizar os custos. Contudo em algumas delas, também se busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável, um aspecto que valoriza a empresa no mercado.
Durante anos, as empresas preocupavam-se somente com o sistema produtivo e o seu próprio lucro. Mas com a crescente disputa pelo mercado consumidor, torna-se cada vez mais importante para as empresas à busca de um diferencial competitivo para garantir seu espaço, os consumidores estão cada vez mais exigentes, procurando nas empresas, um gestor responsável, com uma visão moderna que não se preocupe somente com o lucro, mas também com a sociedade em geral.
Segundo (BERNARDES e FERREIRA, 2003) “Pela primeira vez a humanidade percebe que os recursos naturais são finitos e que seu uso incorreto pode representar o fim da própria existência”.
Hoje a sociedade tem preocupações ecológicas, e esta atenta ao comportamento ético das empresas no que diz respeito ao meio ambiente, e isso tem preocupado as organizações que estão sendo obrigadas a adotar uma política de controle, preservação e recuperação do meio ambiente, nasce então como necessidade introduzir nas organizações a Contabilidade Ambiental.
“Enquanto os sistemas