otimização de uma placa solar
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
TÍTULO DO TRABALHO
CURSO: Engenharia de Produção
Antonio Maciel.
Professor TIDIR: Ive
Professores Co-orientadores: Antônio (calculo integral), Anderson (Gaal) e Ana Paula (física eletromagnética)
1. Introdução
A exploração intensa das reservas esgotáveis de combustíveis fósseis e os danos causados ao meio ambiente apresentam um cenário preocupante para o próximo século. Nesse contexto, assume crucial importância a busca de fontes alternativas de energias renováveis e não poluentes, como a solar.
A radiação solar chega ao nosso planeta de forma abundante e estima-se que o tempo necessário para que se incida sobre a Terra uma quantidade de energia solar equivalente à demanda energética mundial anual, seja de aproximadamente 12 minutos (RODRIGUES, 2002). Dessa forma, o aproveitamento da radiação solar é visto por muitos como um caminho ideal para a geração de energia, através de uma fonte inesgotável e não poluente, caracterizando-se, portanto, como um método sustentável de produção de energia.
Segundo a empresa Power Clouds, países como a Austrália, que foi um dos primeiros do mundo a definir objetivos em termos de produção de energia a partir de fontes renováveis, investem nas aplicações da energia solar, analisando desde as características do fluxo de radiação solar que chega à Terra até a tecnologia necessária para viabilizar, em termos técnicos e econômicos, o máximo aproveitamento dessa energia. Atualmente, existem no mercado várias tecnologias fotovoltaicas, sendo que uma é interligada a energia elétrica convencional, e a que não é interligada a energia elétrica, mas possui uma bateria para o armazenamento da energia. Os painéis fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Estes painéis são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz do Sol. Estas