Otimização de Coletores solares de baixo custo
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
OTIMIZAÇÃO DE COLETORES SOLARES DE BAIXO CUSTO
CURSO: Engenharia Elétrica
Professora PA: Ana Rodrigues
Arielton Porto de Sousa, Diego Souza Gomes, Pedro Alberto Sousa Gomes, Pedro Augusto Dias
Franco, Peterson Luiz Fonseca, Priscilla da Silva Chagas, Rodrigo Andrade da Silveira
Resumo O presente artigo tem a finalidade de apresentar um estudo prático e teórico para a otimização do uso de coletores solares aplicado em consumidores de baixa renda. Com o objetivo de melhorar o aproveitamento da energia proveniente das radiações solares, foi estudado o uso de diversos componentes com a finalidade de melhorar a eficiência dos coletores sem que estes elevassem o custo final de todo o sistema. Deste modo, elaboraram-se dois protótipos composto por diferentes materiais que apresentavam absorções distintas, assim, analisando os resultados o grupo buscou trabalhar com materiais que demonstrasse uma melhor relação custo/benefício. Palavras-chaves Aquecimento solar, custo, energia térmica.
1. Introdução
A energia solar pode ser aproveitada de várias formas, dentre as quais se destacam a conversão de luz solar em energia elétrica através do efeito fotovoltaico e em sistemas de aquecimento de água. Existem diferentes modelos desses sistemas, porém existem divergências sobre qual é mais viável, em questões de instalação, preço e que ofereça a melhor relação custo/benefício.
Dentro das preocupações frente à necessidade do uso de energia renovável, há diversos artigos que estudam a crescente demanda nacional de energia. “O uso de energia crescerá com uma taxa média anual de 3,2% e superará em 2020 o uso nos países desenvolvidos, que, por sua vez, apresentam uma taxa média anual de crescimento do uso de energia de apenas 1,1%”. Frente a esse cenário e baseando-
1
se nas condições climáticas brasileiras favoráveis, o estudo sobre aquecimento