Aquecedor Solar Ecológico
Pesquisador: Miguel Chaves dos Santos
Orientador: Jurandir Itizo Yanagihara
1
2
Resumo
Este trabalho possui o objetivo de estudar diferentes projetos de aquecedores solares de baixo custo desenvolvidos a partir de materiais descartados pela sociedade (garrafas PET, embalagens TetraPak, raspa de pneu e latas de alumínio) e materiais não tradicionais no desenvolvimento desse tipo de produto (canos PVC e silicone). Dessa forma é necessário especificar os pontos importantes da pesquisa para disseminar a tecnologia de aquecedores solares de baixo custo em habitações de aglomerações subnormais . Para realizar o estudo do ponto de vista técnico, foram listados parâmetros dos aquecedores de baixo custo para que a partir de experimentos, consiga-se obter gráficos das temperaturas nos reservatórios de cada projeto e a irradiação no local em função do tempo. Sendo assim, a partir desses gráficos, foi possível monitorar os parâmetros e analisar a melhor relação entre os projetos. Palavras chave: Aquecedor, Solar, Energia, Aquecimento.
1. Introdução
A partir do final do século XX, alguns pensadores começaram a questionar as características sobre a forma como o capitalismo estava sendo implantado. O objetivo de uma empresa, diferentemente do que o senso comum acredita, não é apenas maximizar o lucro, mas sim, a necessidade de aumentar a riqueza da instituição (Gitman, 1997). A riqueza seria a maximização dos objetivos da organização de acordo com os anseios dos seus sócios.
Cada vez mais empresas têm-se focado não apenas na obtenção do lucro (quesito esse que é vital para a sobrevivência de uma companhia), mas tem colocado no mesmo patamar, o impacto social gerado pela organização. Um exemplo desse fato é Muhammad Yunus que criou o Grameen Bank em Bangladesh e devido a isso ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2006. Suas palavras resumem esse novo conceito chamado empreendedorismo social: “Isso não é