Ti verde
TI Verde é a preocupação com a utilização ecológica e mais eficiente de recursos energéticos, recursos e insumos na produção de tecnologia, assim como uso de matéria prima e substâncias menos tóxicas na fabricação.
Os objetivos da TI verde são promover a sustentabilidade ambiental. Em 1987, a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento definiu sustentabilidade como uma abordagem de desenvolvimento econômico que “supre as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. A ti verde pode ser adotada por qualquer empresa, devido ser uma forma de gestão de baixíssimos custos pode ser adotada por grandes medias e pequenas empresas, com seus aspectos pode trazer as empresas vantagens comerciais em relação a outras concorrentes.
A ti verde devido ser uma pratica ecológica de gestão nas empresas e que não tem direitos autorais não requer a primeira vista investimentos no seu uso. Para se adotar a TI Verde, ao invés de olhar para iniciativas individuais, é necessário uma visão holística sobre o impacto ambiental da TI nas organizações, como dito anteriormente, a maioria das empresas atuais estão imersas na Tecnologia da Informação, dessa forma é possível agir em diversas áreas de uma empresa. A “TI VERDE” pode ser praticada sem a necessidade grandes investimentos.
A principal motivação para que as organizações avaliarem a adoção de boas práticas de TI VERDE está relacionado à redução de custos e investimentos trazidos por essas medidas. Este conceito é orientado ao uso de tecnologias "politicamente corretas", que sejam ecológicas e consumam menos energia para diminuir a quantidade de CO2 (dióxido de carbono) que elas lançam no ar. Esta prática também incentiva a reciclagem e reutilização dos equipamentos relacionados à Tecnologia da Informação. Abaixo alguns aspetos vantajosos ao uso a TI verde:
Automação e consequentemente a redução do consumo de Energia; Consolidação e