Dicas de interpretação de textos
Há, basicamente, dois tipos de interpretação de textos.
A primeira é voltada para o nível poético da obra. É uma interpretação literária que, apesar de se utilizar muitos dados gramaticais, visa a fazer um levantamento de todos os elementos que fazem com que a obra tenha valor literário.
Esse tipo de interpretação é mais explorado pela literatura e pela teoria literária.
O segundo tipo de interpretação está voltado para o conteúdo informativo do texto.É uma compreensão do texto.
Vejamos um pequeno texto para interpretação
?Memorável e artesanal era Clarice Lispector, também como Bach.
Em Um Sopro de vida, de uma idéia quase melodramática, ela faz um recital de câmara, uma contida meditação. Mas as vigas da sua construção estão presentes, implícitas e elegantes como os ossos de uma figura humana no quadro de um pintor moderno que estudou a sério sua anatomia. O mistério do livro, como o de Clarice, é natural. Um mistério tranqüilo, que a gente encontra em casa sentado numa poltrona, á voltada.
(Antonio).
(Callado)
O mistério encerrado em Um Sopro de Vida, obra de Clarice Lispector, é natural por corresponder a uma profunda compreensão do ser humano.
Bach, como Clarice Lispector, tornou complexa a realidade que representaram em suas obras através do mistério.
O mistério em si próprio é uma arma insuficiente para a composição de uma obra natural em sua realidade
Clarice Lispector , como um pintor moderno, cria imagens impossíveis de serem compreendidas sem o conhecimento do mistério da anatomia
A alternativa a é a correta porque ela faz um resumo dos pontos apresentados no texto: o ?mistério, o seu caráter natural e o conhecimento humano.
As demais alternativas mostram idéias opostas aquela apresentada pelo