importancia
Muitos modelos tem sido desenvolvidos para auxiliar na escolha final. Alguns desses modelos consideram como problema a localização de uma só unidade, enquanto outros trabalham com diversas unidades ao mesmo tempo. Os modelos variam em relação aos dados que exigem, indo desde os que usam apenas informações qualitativas até os que partem para apurações numéricas rigorosas, no entanto, mesmo com dados puramente qualitativos é comum usar-se algum sistema de quantificação e ponderação.
Os seguintes métodos são:
-ponderação qualitativa
-comparação de custos fixos e variáveis
-análise dimensional
-método do centro de gravidade
Método da mediana
Ponderação qualitativa
A ponderação qualitativa pode ser usada quando não se conseguir apropriar uma estrutura de custos a cada localidade considerada. Consiste em se determinar uma série de fatores julgados relevantes para a decisão, nos quais cada localidade alternativa recebe um julgamento. Esse julgamento é convertido numa nota, através de uma escala numérica arbitrária. A cada fator segundo sua importância relativa, é então atribuído um peso. A soma ponderada das notas pelos pesos dos fatores dará a pontuação final para cada localidade. Será escolhida a localidade que ostentar a maior pontuação final.
Comparação entre custos fixos e variáveis
Rigorosamente falando, mesmo que as empresas ou instituições à procura de uma localidade não visem ao lucro, o ideal seria conhecer-se em detalhe os custos nos quais se irá incorrer. Para cada localidade, seriam levantados os custos distribuídos por categorias preestabelecidas. Esse conhecimento propiciaria uma análise do ponto de equilíbrio. A análise do ponto de equilíbrio pode ser usada para a decisão sobre localização em uma das seguintes formas:
a) Dispondo-se de uma estimativa da quantidade que se irá produzir, pode-se calcular o lucro associado a cada localidade alternativa, escolhendo-se a que propiciar o maior lucro.
b)